Como parar de fumar – Dicas e sugestões.

Como Parar De Fumar – Os inúmeros casos de fumantes sentem a necessidade de parar de fumar para benefício de sua saúde;  entre tanto, não tem a mínima ideia de como esta dando este grande passo. A princípio o cigarro contêm, aproximadamente em torno de 4500 substâncias, entre elas está presente a nicotina, substância tão viciante tanto quanto a cocaína e a heroína.

Entretanto, o uso contínuo proporcionará ao organismo sensações de prazer e alívio, devido tais substâncias como a dopamina e endorfina. Com o tempo, o cérebro de um fumante passa a ter um aumento de receptores nicotínicos, ou seja, com este aumento aqueles não preenchidos. Conseqüentemente causará sensações de mal-estar  e mudanças de humor são alguns dos sintomas típicos da dependência.

Portanto, os sintomas mais comuns são identificados como a ansiedade excessiva, dores de cabeça repentina, irritabilidade, desânimo podendo causar o sedentarismo, aumento de apetite, dificuldade de concentração e entre outros.

Estes são os principais motivos que levam o fumante a desistir de parar de fumar no início do tratamento, mas, estes efeitos reduzem em média de uma semana e podem desaparecer após um mês do início da abstinência.

Como para de fumar – A decisão

Contudo, a decisão de parar de fumar não é uma tarefa muito fácil e exige muito de sua boa vontade e perseverança. Pois, o primeiro passo seja uma auto-analise de pontos o que façam motivá-lo para esta decisão, como também, pontos negativos que o faça buscar meios de substituir os costumes ruins para um modo de vida mais saudável. Por exemplo: -“A  necessidade de fumar porque reduz o estresse e trás sensação relaxamento e bem-estar “- sugestão substitutiva :

Podendo está praticando algum tipo de esporte, atividade física ou algo que obtêm na lembrança sensações de relaxamentos.

Outro ponto, indispensável para parar de fumar seria está reduzindo a quantidade utilizada por dia, como também, está retirando do seu campo de visão e olfato coisas relacionadas como:

  • cinzeiros,
  • isqueiros,
  • ambientes
  • situações que possam fazê-lo sentir novamente a necessidade de fumar.

E a família e entes próximos estão sempre cientes de sua decisão para que possam está lhe solicitando todo apoio e paciência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *