Como parar de fumar

Como parar de fumar? Ao pensar em interromper o uso do cigarro as pessoas percebem a dependência, mas não sabem como concretizar está ideia de parar de fumar de vez.

A nicotina (substância tão viciante quanto à cocaína e heroína) é uma das aproximadamente 4500 substancias presentes no cigarro, que libera substâncias como a dopamina e a endorfina, dando sensação de prazer e alívio.

Abstinência

Como resultado, com o passar do tempo, o cérebro de um fumante passa a ter um numero bem maior de receptores dependentes desses estímulos e na falta dessas substâncias causam um mal-estar, a nomeada: abstinência.

A abstinência acarreta na maioria das vezes a ansiedade excessiva, dor de cabeça, irritação, insônia, irritabilidade, desânimo, aumento de apetite, bem como a dificuldade de concentração.

Normalmente o pico máximo é atingido aproximadamente três dias após a interrupção do uso do cigarro, assim como se reduzem em mais ou menos uma semana e desaparecem geralmente após um mês.

Parar de fumar não é uma tarefa nem de longe fácil, é acompanhada de diversos fatores que exigem também altas doses de boa vontade e perseverança.

De acordo com os fatos mencionados, mentalize os motivos pelos quais você ingere o cigarro e busque novas alternativas para suprir essa carência.

Essa carência pode ser, por exemplo: “fumo porque este ato reduz meu estresse” – sugestão: praticar atividades físicas, tomar um bom banho, ouvir música, ler, assim como ter boas noites de sono.

Identificando estas questões, é mais fácil saber em quais pontos deve estar mais atento.

Como parar de fumar – Dicas

Outra dica é marcar um dia para enfim largar o cigarro elabore um plano e se organize para seguir à risca todos os passos. De preferência escolha um período mais tranqüilo e que não esteja passando por problemas mais relevantes.

Alguns dias antes o usuário pode diminuir o numero de cigarros por dia, primeiramente retire do alcance cinzeiros e isqueiros, avise as pessoas sobre sua escolha e peça ajuda e paciência.

Evite qualquer tipo de situação que a (o) leve a fumar, ou seja, encontrando novas alternativas para quando a vontade surgir.

Ao chegar na data estabelecida, encerrar primordialmente o uso de forma radical, utilizando artifícios para driblar a vontade que virá.

Podem ser: tomar banho, escovar os dentes, conversar com alguém querido, beber água, chupar balas, fazer relaxamento, pensar nos benefícios de se parar de fumar.

Evitar locais fechados, onde provavelmente haverá pessoas fumando, é uma medida que também deverá ser adotada, assim como uma alimentação saudável, exercícios e auxílio médico.

Este poderá sugerir o uso de algum medicamento. Caso positivo, não deixe de fazê-lo.

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